Vai um Yakult aí?

Yakult é aquela marca que se tornou sinônimo do produto. Esponja de aço chamamos de Bombril, lâminas de barbear chamamos de Gillette e o leite fermentado com lactobacilos vivos não tem outro nome a não ser o da empresa japonesa. Já que falamos sobre marcas famosas, a história da Yakult é parecida com a da Coca-Cola que originalmente foi criada como xarope e hoje é um dos refrigerantes mais vendidos do mundo.


A história remonta ao ano de 1925, quando as crianças japonesas passavam por um surto de infecções gastrointestinais e a taxa de mortalidade infantil estava muito alta. Preocupado com isso, o médico Minoru Shirota iniciou pesquisas sobre lactobacilos que poderiam prevenir os problemas gástricos e, em 1930, descobriu uma espécie que resistia aos ácidos do estômago e se mantinha viva no intestino, inibindo a proliferação de bactérias nocivas.

Esses microorganismos foram chamados de lactobacilos casei Shirota, em homenagem ao seu descobridor, e em 1935 o leite fermentado começou a ser produzido e distribuído nas residências. Surgiu então, em 1938, a marca Yakult, que deriva de uma palavra que significa iogurte em esperanto.

A marca que marcou nossa infância pelo sabor e pelas "tias" do Yakult que passavam na rua vendendo nos seus carrinhos, permanece na nossa geladeira até depois de adultos. Aliás, geladeira por enquanto, porque já estou pensando seriamente em providenciar uma máquina dessa que ilustra o post. Já pensou ter uma dessa na sua casa? 


Comentários

Postagens mais visitadas