Borussia Dortmund vs Schalke 04 - Além das 4 linhas

O Bayern de Munique vem dominando o futebol alemão, mas quando se trata do maior clássico da Alemanha os bávaros não tem vez. Na verdade, essa história acontece bem longe, a cerca de 600 km de Munique. No Vale do Ruhr, amarelo e azul definem a região que entre outras divisões, separa Borussia Dortmund e Schalke 04, responsáveis pelo Revierderby (clássico do Rio), em alusão ao Rio Ruhr.

Impossível falar da Alemanha sem lembrar de dois fatos tristes: o 7 a 1 e o nazismo. E foi justamente o nazismo que acirrou a rivalidade. Muito forte nos seus primeiros anos, o Schalke dominava a Alemanha nos anos que antecederam a Segunda Guerra. Por ser muito popular, ele foi utilizado por Adolf Hitler para espalhar seu nacionalismo. Por conta disso, a imagem do clube ficou fortemente vinculada ao partido nazista. Tal estigma ainda perdura até os dias atuais. Enquanto isso, o Borussia foi na contramão desse movimento. Por sempre se opor ao partido, o Borussia sofreu durante aqueles anos com diversos dirigentes sendo fuzilados por fazerem oposição ao movimento.

Voltando a falar de futebol, vamos a algumas curiosidades do Revierderby. A maior goleada da história do derby é do time de Gelsenkirchen: 10×0 no arquirrival, em jogo disputado em 1940. Entretanto, o Borussia Dortmund leva vantagem no número de títulos. Ao todo são oito nacionais contra sete do rival. O Schalke, inclusive, não conquista uma Bundesliga desde a longínqua temporada 57/58. Além disso, o Dortmund conquistou a Champions League e o Mundial Interclubes de 1997, títulos que o Schalke 04 não possui.

Na história foram 104 jogos, com 37 vitórias do Borussia, 35 do Shalke e 32 empates. Hoje, ambos não vivem bons momentos. O Borussia é apenas o sexto colocado na Bundesliga, 16 pontos atrás do líder Bayern, porém vem embalado por uma vitória no meio de semana pela Champions League fora de casa contra o Sevilla. O Schalke é o lanterna com apenas uma vitória em 21 jogos, a segunda divisão está cada vez mais próxima para o lado azul. Mas mesmo assim a rivalidade e a história entram em campo neste sábado. Veremos quem vai levar a melhor!

Comentários

Postagens mais visitadas