Botafogo vs Vasco - Além das 4 linhas

Neste quadro do blog, exponho curiosidades dos grandes clássicos do futebol geralmente às vésperas de um grande confronto. Botafogo e Vasco se enfrentam somente no próximo dia 20 de março pelo Campeonato Carioca, mas infelizmente para ambas as torcidas, os clubes têm encontro marcado também na Série B do Brasileirão 2021.
Eu particularmente lamento quando grandes clubes chegam nessa situação, confesso que sou saudosista e quero ver os gigantes do nosso futebol sempre fortes. E este calvário não é de hoje, o Vasco amargou seu quarto rebaixamento na história, o Fogão o terceiro.
Mas vamos falar da grandeza do “Clássico da Amizade”. O duelo tem este nome devido as duas torcidas serem as mais irmãs do Rio de Janeiro. Não conheço dois clubes grandes do Brasil que tenham um comportamento tão civilizado entre as duas torcidas quando se enfrentam. Botafogo e Vasco têm um histórico de irmandade. Talvez seja porque o grande rival de ambos na cidade seja o Flamengo.
Historicamente é o Vasco quem leva a vantagem no clássico que já aconteceu 297 vezes. São 126 vitórias vascaínas contra 80 triunfos botafoguenses, além de outros 91 empates. Quarentinha e Roberto Dinamite são os artilheiros de cada clube no confronto, com 17 e 25 gols respectivamente. A maior goleada do clube de General Severiano foi um 5 a 0 em 1958, época de ouro botafoguense. O cruz-maltino por sua vez, aplicou um 7 a 0 em 2001, época em que o Vasco contava com Romário fazendo seus gols.
Grandes craques, como Juninho e Seedorf, brilharam no clássico em que por muitas vezes colocou mais de 100 mil pessoas no Maracanã. Duas camisas tradicionais que por muito tempo brilharam em grandes espetáculos e que agora buscam retomar seus tempos de glórias. Sorte aos rivais alvi-negros!

Comentários

Postagens mais visitadas