Liverpool vs Everton – Além das 4 linhas

Liverpool, terra dos Beatles. Mas nem só pela boa música que a cidade é lembrada, o bom futebol também traz às nossas mentes um grande clássico e uma grande rivalidade. Conhecido como Merseyside Derby , o clássico local da cidade de Liverpool envolve as equipes do Everton e do Liverpool.

O nome do confronto é uma referência ao Rio Mersey, que percorre a cidade. Por muito tempo as equipes chegaram a ser as maiores vencedoras do Campeonato Inglês, mas na década de 90 o Everton foi ultrapassado pelo Manchester United, o que fez os Reds nutrirem mais rivalidade pelo time de Trafford. Antes mesmo disso o Merseyside Derby, ainda considerado um dos maiores clássicos do mundo, já era uma rivalidade saudável: sempre foi marcado pelas torcidas tratarem-se bastante cordialmente, a ponto de o duelo ser chamado também de Friendly Derby ("clássico amistoso").

O Liverpool chegou a ter seu nome, durante os dois primeiros anos de fundação, como Everton Athletic. Só que mudou a nomeação, pois a liga inglesa de futebol não aceitava duas equipes com o mesmo nome. Por muitos anos o Everton jogou no Anfield Road e sua saída conflituosa de lá gerou a origem do Liverpool, seu maior rival. 

No clássico de Liverpool em 236 confrontos, os Reds têm 95 vitórias contra 66 dos Toffees e 75 empates. A primeira partida aconteceu em 1894 com vitória do Everton por 3 a 0.

Menos de mil metros separam o Anfield Road do Goodison Park. Pequena também é a distância dos dois na tabela da Premier League, apenas 3 pontos separam as equipes na tabela e na briga por uma vaga no G4 da Liga. Certeza de um grande clássico!


Comentários

Postagens mais visitadas