Álbum "Sobrevivendo no inferno" dos Racionais vira livro

Semana passada indiquei o álbum "Nada como um dia após o outro dia" como dica musical. Hoje, outro álbum do principal grupo de RAP do Brasil entra em pauta. Lançado em 1997, o disco "Sobrevivendo no inferno" além de uma excelente obra musical, agora é também uma grande obra literária.

Quem nos últimos 21 anos ignorou as rimas dos Racionais MC’s em “Sobrevivendo no Inferno” (1997) terá nova chance: o clássico do rap nacional virou livro. “Diário de Um Detento”, “Fórmula Mágica da Paz”, “Capítulo 4, Versículo 3” e “Mágico de Oz” são algumas das música que compõe esse repertório sensacional!

Ricardo Teperman, editor da Companhia das Letras e um dos responsáveis pela publicação, afirmou e eu assino em baixo: “É só natural: os Racionais são um dos maiores acontecimentos da cultura brasileira recente”.

Mais do que isso, as rimas do grupo têm seu status de objeto acadêmico consolidado em um texto que precede a obra. A iniciativa da editora veio após a Unicamp incluir o disco na sua lista de leituras obrigatórias para 2019.

Já ouvi diversas vezes e esse disco é um objeto cultural da melhor qualidade. Conta a nossa vida na periferia, e cá para nós, de 1997 para cá pouco mudou na nossa realidade. Além do realismo, há uma estrutura metafórica. Músicas como "Fórmula mágica da paz" me faz relembrar a minha adolescência na Vila São Pedro.

Se você ainda não ouviu, essa é a dica musical dessa semana. Mete Racionais na agulha aí!

Comentários

Postagens mais visitadas