Arsenal vs Tottenham - Além das 4 linhas

Neste domingo acontece o North London Derby. Arsenal e Tottenham, os dois clubes do norte de Londres serão protagonistas de um clássico que existe há mais de 100 anos.

A rivalidade veio à tona em 1913, quando o Arsenal se mudou para o norte de Londres, com isso, a sede dos Gunners ficou em Highbury, local que era muito próximo ao estádio do Tottenham, que já residia no local, o White Hart Lane. Porém, depois de seis anos de uma possível rivalidade que estava se criando, tudo ficou ainda mais intensa. A famosa história das votações das vagas na primeira divisão inglesa, que determinava uma equipe de cada cidade, fez com que o Arsenal se mantivesse na elite e, consequentemente, os Spurs acabassem rebaixados.

Daí em diante, todo encontro entre os londrinos era visto com outros olhos. A primeira vez que as equipes se encontraram foi antes mesmo de tudo acontecer, mais precisamente no dia 19 de novembro de 1887. Na ocasião, o Tottenham venceu a partida por 2x1, porém, os jogo sequer completou os 90 minutos. Uma deficiência na iluminação do estádio causou o término do jogo faltando 15 minutos.

Já pela Premier League, o encontro aconteceu anos antes do Arsenal se mudar para perto do Tottenham. Na ocasião, os Gunners venceram por 1 a 0 na partida que aconteceu no dia 4 de dezembro de 1909. De lá para cá, as equipes sempre disputaram o topo do futebol na cidade de Londres. Com a ascensão do Chelsea, um novo protagonista apareceu, inclusive os Blues são os únicos da cidade a conquistar a UEFA Champions League. Assim, tanto Arsenal como Tottenham passaram a ter um outro rival para se preocupar, mas nunca sem perder a imensa rivalidade entre os dois.

Ao todo, são 77 vitórias dos Gunners contra 60 dos Spurs e outros 51 empates. Nessa temporada ambos vêm mal das pernas. O Tottenham é o sétimo colocado, o Arsenal é apenas o décimo. Apesar da temporada não estar boa para ninguém, a promessa é de um grande clássico. E aí, quem ganha? Veremos!

Comentários

Postagens mais visitadas