Bétis vs Sevilla - Além das 4 linhas

O Derbi da Andaluzia é, provavelmente, o maior clássico local da Espanha. Para entender a origem dessa rivalidade, é preciso voltar à época das fundações dos clubes.

O Sevilla Football Club foi fundado em 1890 por imigrantes ingleses, que se juntaram a espanhóis locais para criar um time para a cidade. Apenas em 1905, foi registrado oficialmente e mudou de nome para Sevilla Fútbol Club. Em 1909, insatisfeitos com a impossibilidade de contratar jogadores da classe operária, dois dirigentes do Sevilla romperam com o clube e decidiram fundar outro clube: o Betis Football Club. Em 1914, fundiram com o Sevilla Balompié, que passava por uma crise financeira, e assim surgiu o Real Betis Balompié. Enquanto que o Sevilla tinha raízes internacionais, a proposta era criar um clube verdadeiramente da região. O nome “Betis” vem do latim e está relacionado ao Rio Guadalquivir, que corta a cidade. “Balompíe” seria a tradução literal de “football” para o espanhol. Já as cores verde e branco são as mesmas da bandeira da Andaluzia.

Já no primeiro confronto entre eles, uma amostra do que estava por vir. Em 8 de fevereiro de 1915, o Sevilla venceu o Betis por 4 a 3, em uma partida que não terminou. As altas tensões na arquibancada fizeram com que a torcida invadisse o gramado e obrigasse o árbitro a abandonar o jogo. Desde então, a rivalidade dividiu a cidade e ficou marcada pelo dualismo entre rico x pobre. Os béticos seriam a classe trabalhadora e humilde de Triana, bairro cigano da cidade. Já os sevillistas seriam a elite conservadora, do bairro nobre de Nervión.

Até hoje, essa narrativa é defendida pelos torcedores do Betis, que também se orgulham de terem sido o primeiro clube da cidade a disputar a primeira divisão do Campeonato Espanhol (1932) e a ganhá-lo, em 1935. O Sevilla chegou à elite logo depois (1934) e foi campeão somente em 1946. Esses são, até hoje, os únicos títulos de primeira divisão dos clubes.

Ao longo da história foram 130 confrontos com 61 vitórias do Sevilla, 38 do Bétis e 31 empates. E nesse final de semana quem leva a melhor? Veremos!

Comentários

Postagens mais visitadas