Boca Juniors vs River Plate - Além das 4 linhas

Em Buenos Aires as rivalidades costumam surgir pela proximidade entre dois clubes. Alguns pertencem ao mesmo bairro ou são de bairros vizinhos. A rixa entre boquenses e riverplatenses surgiu assim, com os dois lutando pelo valor de melhor representante do bairro de La Boca, onde ambos foram fundados. O River, depois de alguns anos, necessitou mudar de casa, até fixar-se em Belgrano na década de 1920.

Apesar da grande distância que separa os dois bairros (Belgrano encontra-se ao norte da capital e La Boca, ao sul), o fato só acirrou a rivalidade: os moradores de La Boca, um bairro humilde e operário, não perdoaram o fato de o River ter se mudado para um bairro nobre, sendo adotado pela alta sociedade portenha. A disputa, então, passou a ganhar contornos de "povo versus elite", o que ainda se mantém, apesar de os dois clubes terem se difundido bastante entre todos os segmentos sociais.

Antes do início da Libertadores 2007, o River Plate era o segundo colocado do Ranking de pontos da Libertadores e o Boca Juniors, o quinto. Em conquistas da Libertadores, o Boca tem seis títulos, e o River, quatro. Em títulos mundiais, a vantagem xeneize é de três conquistas contra uma do rival, que tem melhor retrospecto no campeonato nacional: venceu 35 vezes o campeonato argentino, 11 a mais que o Boca. Em confrontos direto, os auriazuis têm 88 vitórias, contra 83 dos alvirrubros.

A somatória das torcidas do Boca Juniors (43% segundo pesquisas) e a do River Plate (32%) aglutinaria 75% da torcida total da Argentina. Não existem paralelos no mundo (exceto no Uruguai, entre o Peñarol e o Nacional de Montevidéu, que reúnem 95% da torcida desse país) de uma tão elevada concentração de rivalidades futebolísticas de dois times com mais de um século de confrontos e com duas torcidas tão enfáticas sobre esta inimizade mútua.

O clássico transcende o âmbito do esporte argentino e se tornou um evento mundial. Anos atrás o semanário inglês "The Observer" fez uma lista de 50 coisas da área esportiva que uma pessoa deveria fazer antes de morrer. E o 1º item da lista era "Ver um jogo Boca-River". O jornal "The Sun" também colocou esse embate como "a experiência esportiva mais intensa do mundo". E a revista britânica Four Four Two o catalogou como "o maior clássico do mundo".

Na opinião deste que vos escreve Boca vs River é sim o maior clássico do mundo. O povo argentino respira futebol e esta rivalidade centenária oxigena o esporte por lá. E para você, qual o maior clássico do mundo? Quem leva a melhor no domingo? Veremos!

Comentários

Postagens mais visitadas