Braga vs Vitória - Além das 4 linhas


O “Dérbi do Minho” é o clássico da região do Minho, em Portugal entre o SC Braga e Vitória SC. Este é mais um clássico que transcende as quatro linhas do gramado e abrange duas cidades históricas e vizinhas, Braga e Guimarães. O clássico é motivo de brigas dentro e fora dos estádios, onde os torcedores se encontram, partem para hostilidade.

Toda a rixa entre as cidades começou há quase mil anos, no qual, Braga era a Cidade-Estado religiosa. Ao passo que, Guimarães era conhecida por ser a cidade berço, uma vez que foi lá a última batalha entre portugueses e mouros, o que resultou na independência de Portugal em relação ao domínio mouro/espanhol do período. Outros nomes representariam muito bem o clássico, como: Religião x Nacionalismo. Cidades dos Arcebispos x Cidade Berço. É válido ressaltar que tudo isso está representado no escudo das agremiações.

Diante toda essa história, era praticamente impossível não haver um conflito no meio do futebol. O Braga surgiu em 1921 por um grupo de estudantes que tinham o desejo de fundar uma instituição esportiva que tivesse ligação direta à cidade. Dessa maneira, o escudo tem a tradição religiosa e o uniforme vermelho e branco foi inspirado no Arsenal, o famoso time inglês.

Do outro lado, o Vitória de Guimarães surgiu um ano depois, em 1922, sendo a junção de diversos times pequenos da própria cidade. Seu emblema, como já foi dito acima é relacionado as batalhas, enquanto seu uniforme preto e branco representa a inclusão de todos, sem olhar etnia ou condições sociais. Infelizmente, cenas de brigas entre as torcidas estão manchando a rivalidade.

São grandes rivais, mas também há muito em comum entre Vitória e SC Braga. Para além dos denominados “Três Grandes”, Porto, Benfica e Sporting, são os únicos clubes a manterem uma grande torcida e a proporcionar jogos com grande público. Ambos possuem cerca de 20.000 associados cada. As equipes apresentam-se assim num patamar intermediário entre os grandes e os restantes clubes, sendo o Dérbi do Minho o 4º jogo mais midiático, depois dos envolvendo os três grandes.

Além disso, são os únicos que vêm brigando com os grandes por vagas nas competições europeias e vêm até beliscando alguns títulos, principalmente nas categorias de base. Ambos nunca foram campeões portugueses, mas recentemente venceram a Taça de Portugal.

No total foram 143 jogos, com 59 vitórias do Braga, 55 do Vitória e 29 empates. E hoje, quem ganha o Clássico do Minho? Veremos!

Comentários

Postagens mais visitadas