City vs United - Além das 4 linhas

O ano é 1881. Edison e Graham Bell criam a Oriental Telephone Company. O Kansas proíbe bebidas alcoólicas. O Principado da Romênia declara-se Reino da Romênia. Billy The Kid escapa da prisão, sendo morto meses depois. Um meteorito cai na Ucrânia. Nasce Sir Alexander Fleming.

Enquanto isso, na cidade de Manchester, na Inglaterra, dois times ainda recém-formados disputam uma partida do popular esporte nacional, o futebol. De um lado, Newton Heath L&YR Football Club, do outro lado está o St. Mark's. O time de Newton Heath vence a partida por 3 a 0, no que foi descrito como “uma partida agradável”. Era o começo de uma rivalidade sem precedentes, que dividiria Manchester.

Nos anos seguintes, Newton Heath e Manchester City (com seu novíssimo nome) dominaram a chamada Manchester Cup, e consequentemente separaram a região conforme seus adeptos. E com o futebol tornando-se cada vez mais popular, começam as tentativas de estabelecer uma liga nacional. Esse problema termina com a fundação da Football League em 1892, com o Heath juntando-se à Primeira Divisão e o City à Segunda.

Na temporada 1894-95, ocorre o primeiro Manchester Derby no Campeonato Inglês, em que o Heath vence o City por 5 a 2 em Hyde Road, casa dos Citizens à época. Porém, a rivalidade começa a tornar-se notória em 1906, quando o City vence o (agora finalmente nomeado) Manchester United por 3 a 0.

A história mostra que antes da Segunda Guerra Mundial, o relacionamento entre os clubes e seus adeptos era amigável. Após a guerra o clima se acirrou e a rivalidade cresceu, tendo seu auge nos anos 70. Na temporada 73-74, o United estava muito mal no campeonato nacional. Para evitar o rebaixamento, precisava vencer o Manchester City na sua casa, Old Trafford. Após 80 minutos sem gols, Denis Law, já na fase final da carreira, marcou o gol que sepultaria o United, seu antigo clube, a uma temporada na segunda divisão inglesa. Em respeito, Law não comemorou. Mas a parte azul de Manchester sim, e muito. Parte azul que diz ser o único grande clube local, visto que o estádio do rival fica fora da fronteira da cidade em Trafford, na região metropolitana de Manchester.

O United, bicampeão mundial, tri europeu e maior campeão inglês com 20 taças contra 6 do rival, sempre esteve à frente do City em todos os quesitos, tanto que nos 184 jogos, os red devils venceram 76, os citizens 55 e foram 53 empates. Mas após a compra do City em 2008, o crescimento da equipe é constante, grandes estrelas foram contratadas e na linguagem da moda, colocaram o time em outro patamar. Isso se confirma na atual temporada onde o City lidera com 14 pontos de vantagem para seu maior rival. E aí, quem leva a melhor neste domingo? Veremos!

Comentários

Postagens mais visitadas