Kaizer Chiefs vs Orlando Pirates - Além das 4 linhas


Domingo acontece o derby de Soweto. Não há clubes sul-africanos mais conhecidos mundo afora do que Orlando Pirates e Kaizer Chiefs. Além da força que possuem dentro do país, o que mais os torna famosos é a grande rivalidade que envolve os dois times. O derby de Soweto é o ápice da cultura do futebol na África do Sul. Os dois clubes possuem torcidas enormes e que se caracterizam pela irreverência. Pinturas no corpo, fantasias, vuvuzelas e outros apetrechos fazem do confronto um momento único. Além disso, o retrospecto entre os dois times é bastante equilibrado, com uma leve vantagem para os Chiefs. A história de ambos também se aproxima, e é do nascimento destes clubes que nasceu a rivalidade.

Os bucaneiros, como são chamados, foram fundados em 1937, formado em sua maioria por mineiros residentes em Soweto. É um dos clubes mais antigos do país. No início, o clube era chamado Orlando Boys Club, mas já em 1940 teve a adição da palavra Pirates no nome. O sucesso em campo logo tornou o Pirates em um clube adorado por todos, afinal, era sediado no principal foco de resistência do apartheid.

Mas em 1970, foi fundado o Kaizer Chiefs, pelo ex-atacante Kaizer Motaung, ex-jogador do Pirates e que atuou no futebol norte-americano, pelo Atlanta Chiefs. O jogador reuniu atletas do Pirates e do Moroka Swallows (outra equipe de Soweto) e criou uma força capaz de bater de frente com qualquer equipe do país.

A partir daí, Pirates e Chiefs passaram a disputar títulos e a preferência da torcida. Nos anos 70, o Chiefs venceu 5 edições da NPSL, enquanto o Pirates venceu 4. Além disso, o time aurinegro sempre foi um verdadeiro "rei de copas" e é o recordista de títulos nas três principais copas disputadas na África do Sul, somando 41 troféus. Na PSL, os dois possuem o mesmo número de conquistas, com quatro títulos. Em contrapartida, o Orlando Pirates foi o primeiro time sul-africano a vencer a Liga dos Campeões da África, título que o rival não possui.

Ao longo da história foram 151 jogos com 64 vitórias do Chiefs, 36 vitórias dos Pirates e 51 empates. Domingo o bicho vai pegar, quem ganha? Veremos!

Comentários

Postagens mais visitadas