Levante vs Valencia - Além das 4 linhas


O “Derby del Turia” é a mais forte rivalidade da cidade de Valência, na Espanha. Centenário, o duelo entre Valencia CF e Levante UD continua fazendo história.

Após três temporadas na Segunda Divisão, o Valencia CF chegou à Primeira Divisão da LaLiga, em 1934, e rapidamente se estabeleceu como um dos maiores clubes da Espanha. Já o Levante, chegou no campeonato apenas em 1963.

A partida de hoje será disputada no estádio Cidade de Valência (Ciutat de Valencia), casa do Levante. Inaugurado em 1969, o estádio mais acanhado comporta mais de 25 torcedores, que sempre empurram a equipe em busca de gols, viradas e vitórias marcantes. Desta vez, o Levante não poderá contar com essa força extra das arquibancadas.

Aliás, a torcida do Levante merece um destaque especial. Em um país e campeonato que conta com times superestrelados como Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid, os apaixonados torcedores do Levante exaltam a grandeza que é torcer para o clube, e no próprio estádio estampam a mensagem “Que grande é ser pequeno” com orgulho.

O estádio Cidade de Valência, assim como o símbolo da cidade, do próprio Levante e do maior rival Valencia, exalta o morcego. Isso porque segundo uma lenda local, um morcego foi responsável por acordar e alertar um antigo Rei no meio da noite para avisá-lo da chegada de seus inimigos.

Ninguém sabe ao certo se esta lenda é verdadeira ou não, mas o fato é que ela é capaz de unir torcedores de Levante e Valencia durante o dérbi local, criando um ambiente onde o mais importante é sempre o futebol.

Ao longo da história foram 37 jogos, com 20 vitórias do Valencia, 8 do Levante e outros 9 empates. E hoje, quem leva a melhor? Veremos!

Comentários

Postagens mais visitadas