O papel dos drones no reflorestamento do planeta


Somos ensinados desde criança, que as árvores são extremamente importantes para o nosso planeta. E realmente são. Elas são imprescindíveis para a vida no planeta. Ainda mais agora que estamos passando por mudanças climáticas drásticas por conta do descaso com a natureza. É responsabilidade de todos nós cuidar do planeta em que vivemos.

Por conta disso, diversas startups, como a canadense Flash Forest, defendem que a forma mais rápida e barata de sequestrar o carbono é através do plantio de árvores. E a missão deles é bastante clara. Estudos mostram que o gás carbônico liberado por nós, supera a capacidade que o nosso planeta tem de absorvê-lo, e esse saldo negativo só aumenta.

Uma árvore média absorve 40 libras de CO2 por ano. Com bilhões de árvores plantadas a cada ano, podemos efetivamente reverter esse impacto. No entanto, para que eles consigam alcançar a eficácia que desejam, a ajuda da tecnologia é necessária.
Eles usam um software de mapeamento aéreo, tecnologia de drones, pneumática, automação e ciência ecológica. Estando em sua capacidade plena, essa empresa diz que pode plantar 100 mil sementes por dia. Eles conseguem fazer esse trabalho com a supervisão de somente um operador de drone. Atualmente, o número de sementes plantadas pela Flash Forest fica entre 10 e 20 mil.

Para fazer esse replantio, a empresa escolhe espécies naturais dos lugares. E também escolhem aquelas espécies que têm altas taxas de sequestro de carbono. Em agosto de 2019, os primeiros testes da Flash Forest começaram a ser feitos. Eles foram feitos em Ontário, no Canadá. Depois de três meses fazendo os ajustes que eram necessários, o drone conseguia plantar 165 árvores em três minutos.

Outra inciativa é da empresa Dendra Systems. Ela também usa drones para restaurar florestas no mundo todo. A empresa planta milhares de árvores em paisagens variadas. Esse plantio é 150 vezes mais rápido do que os métodos tradicionais.

Hoje nós precisamos usar a tecnologia para acelerar nossos esforços de restauração. A escala que estamos falando é de dezenas de bilhões de árvores a cada ano. Contudo, os drones não resolvem o problema do desmatamento. Esse é um assunto bem mais crítico e que vai além do plantio de árvores. Mas para restaurar florestas que já foram perdidas, os drones conseguem fazer um trabalho mais rápido e com um custo menor.

Comentários

Postagens mais visitadas