Zico vs Maradona - No túnel do tempo


Na semana em que Zico comemora 68 anos, vamos relembrar o duelo entre Zico x Maradona, Flamengo x Boca Juniors, em 1981, no estádio do Maracanã.

Os dois jogadores que para este que vos escreve foram os dois maiores jogadores dos anos 80, já brilhavam com as camisas de Flamengo e Boca Juniors e todos queriam ver um confronto entre eles. O palco só poderia ser um: o Maracanã e um grupo de empresários da época viabilizaram o jogo.

O Flamengo que meses depois seria campeão do Mundo tinha uma verdadeira seleção. Do outro lado, o time Xeneize não contava com muita qualidade e apostava em Maradona para surpreender no amistoso e sair com a vitória.

A arquibancada do Maracanã que andava vazia recebeu naquela noite cerca de 60 mil pessoas e viram Zico brilhar. O camisa 10 da Gávea marcou os dois gols do jogo. Além dos gols, Zico se movimentou, deu passes, chamou a responsabilidade e foi o nome do duelo. Por outro lado, Maradona foi muito marcado pelo sistema defensivo Rubro-Negro e pouco apareceu no confronto.

Ao longo da história, Zico e Maradona se enfrentaram seis vezes, em três partidas oficiais e três amistosos. O primeiro deles em 1979, quando a seleção da Argentina campeã da Copa de 78, encarou uma seleção do “resto do mundo”. Zico fez gol, deu assistência e saiu vencedor. Ainda em 1979, na Copa América, o Brasil venceu os hermanos outra vez com gol de Zico.

O quarto confronto e o mais importante aconteceu na Copa de 82, mais uma vez com gol e vitória do Galinho. Em 1985 eles voltaram a se enfrentar, desta vez pelo Calcio, Udinese de Zico 2, Napoli de Maradona também 2, desda vez com grande atuação de Dieguito apesar do empate. Por fim o último confronto entre os dois aconteceu em um jogo festivo que marcava a volta de Zico da Italia. Ele marcou e mais uma vez derrotou o craque argentino.

Foram dois craques que marcaram época e que estão eternizados na história do futebol entre os maiores. Vale muito a pena entrar no túnel do tempo e relembrar a magia desses dois!

Comentários

Postagens mais visitadas